terça-feira, 12 de outubro de 2010

Banksy



Esses dias eu estava vendo uma entrevista com o ator Wagner Moura e me chamou atenção uma fala dele na qual ele abordava a criação artística em relação aos ditos 'artistas underground'. A fala dele basicamente questionava determinados diretores fundamentando-se em declarações que ele já tinha ouvido de vários artistas e que era mais ou menos assim: 'Meu trabalho é pra 10 ou 12 pessoas fechadas numa sala'.
Ok, interessante. Eu mesma adoro uma obra hermética. Mas...
fica uma questão.
Se, na grande maioria das vezes, o dinheiro empregado no desenvolvimento dessas obras é do povo, como fica o povo nessa história toda? Aliás, se uma das principais funções da arte é tirar o espectador da zona de conforto, afim de provocar algum tipo de mudança ( seja a nível individual ou social ), não seria uma completa incoerência o próprio artista marginalizar-se?

Novas idéias precisam se infiltrar em alicerces já existentes. É preciso regurgitar os excessos e as incoerências, fazer a mudança de dentro pra fora.
Sempre penso naquele filme ' Na Natureza Selvagem ' ( assistam :3 ) quando falo disso. O supertramp é um verdadeiro colírio para os meus olhos, mas, por outro lado, isolar-se no Alaska não muda muita coisa...
Os links abaixo ilustram "belíssimamente" tudo isso. Se trata do desenvolvimento de uma nova abertura para o desenho " Os simpsons " que foi escrita e dirigida pelo famigerado artista de rua " Banksy " , conhecido pelo seu estilo crítico e ácido de fazer arte.

http://www.woostercollective.com/2010/10/video_banksys_opening_for_the_simpsons_w.html

http://www.jornalespalhafato.com/2010/10/fox-comeca-a-retirar-a-nova-abertura-de-os-simpsons-do-youtube/


Não, não é se vender de forma alguma.
É topar as oportunidades de dizer o que deve ser dito. O que pra alguns pode não passar de marketing, pra outros certamente há de fazer sentido. O tapa na nuca está aí.


Você ainda não conhecia Banksy? :3
http://www.banksy.co.uk/index2.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário